Retrospectiva Saltando de Paraquedas

Montei essa retrospectiva pensando em realizar o alinhamento de um time novo e com o objetivo de saber o nível de engajamento de cada um, mas durante a execução percebi que poderia ser realizada em outros contextos. Segue a descrição e no final do post as impressões que tive na realização dela.

 

A Atividade de Retrospectiva

A ideia é considerar que as pessoas do time estão a caminho de um salto de paraquedas mas esse salto se refere ao projeto e time que as pessoas estão inseridas, o avião faz esse papel. Segue imagem:

Retrospecitva Salto de parequedas

Expectativas: É o momento que você está em direção ao avião, sendo aquele momento que anseia sua entrada e permanência neste time, que permeia muitas incertezas, aonde você coloca um monte de expectativas. Diga suas expectativas considerando esse momento, o projeto e o cliente que o time atende.

Incômodos e Medos: É o momento em que você está prestes a saltar, que pensa se vale a pena, mas já está no avião. Então diga quais são seus incômodos e medos?

Adrenalina: Você criou coragem e saltou, esse é um momento de muita felicidade. O que te deixa com essa adrenalina de estar fazendo o que faz?

Esperanças: Aonde você quer pousar? Seus objetivos e metas, aonde você quer chegar estando nesse time/projeto?

Alguns resultados:

Time iniciando

Retrospectiva Salto de Paraquedas

Time mais antigo 

Retrospectiva Salto de Paraquedas

Minhas impressões:

Executei essa retrospectiva 3 vezes e até a data do post, o que percebi é que ela funcionou para todos os casos, ressalto apenas que a maior interação foi em um time recém formado, aonde foi possível alinhar expectativas e esperanças.
Outro ponto que percebi é que nesta atividade aparecem muitas coisas voltada para o comportamento, algumas crenças limitantes também apareceram em 2 times.
Por fim percebi uma efetividade nas ações escolhidas, pois acabamos saindo com poucas ações, aonde os itens identificados eram muito correlatos e um reafirmava o outro.

O Ice Break que usei:

Todos do time precisaram “descrever algo” sobre os todos os colegas. Esse descrever algo foi priorizado da seguinte forma

  1. Algo engraçado que nunca falou para o colega;
  2. Algo que você admira nele(a) e nunca falou;
  3. Um feedback positivo novo.

Os membros do time escolhem um dos três (preferindo o 1) e fala para os colegas.

Essa dinâmica foi bem engraçada e rápida (Time de 5 pessoas 10 minutos)

 

Se usar a retrospectiva e gostar deixa um comentário. Se tiver interesse em compartilhar as suas num blog deixo esse a disposição.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *