Retrospectiva da Lâmpada Mágica

Essa foi uma ideia de retro para reavivar os desejos e foco do time.

A base é entender que o gênio da lâmpada mágica se sente preso e nos colocamos no lugar dele, que conquista ao sair dessa lâmpada e ainda realiza 3 desejos.

Retrospectiva

 

Um quebra gelo bacana para essa retrospectiva é usar o Team Building Candy Love

Executando a coleta de dados:
Explique para o time o contexto de o que está dentro da lâmpada é uma prisão e sair dela é uma conquista, e com esta conquista pode-se realizar 3 desejos seus para o time, projetos, etc.

  • O que nos prende: O time cola os post-its com tudo que sentem que esta atrapalhando o time, que tem segurado o andamento do trabalho e a evolução da equipe e projeto. Daqui podem sair ações de melhoria.
  • Conquistas: O que o time conquistou, quais foram as vitórias e quais coisas temos feito que deu certo, e coisas que precisamos continuar fazendo para continuar dando certo.
  • 3 Desejos: Os membros do time colocam os seus desejos para que depois possamos como time nos esforçar para atende-los. No final, indico fazer uma votação no time, para escolher quais seriam os 3 desejos do time, isso pode ser usado em outras dinâmicas para virar objetivos do time.
  • Reconhecimento: De uma estrela para os colegas, reconheça os pequenos passos e melhorias.

O facilitador inicia pelas conquistas, dando a devida atenção ao que prende o time, apresenta os desejos e faz a votação dos 3 desejos do time, passe pelos reconhecimentos e reveja as ações de melhoria do time.

Resultado Retrospectiva
Minhas impressões:
Essa retrospectiva gerou energia no time e acendeu a chama dos desejos das pessoas, fez elas pensarem o porquê estão no time e no projeto, alem de entenderem aonde querem chegar com esse projeto e time.

2 thoughts on “Retrospectiva da Lâmpada Mágica

  1. Olá Samuel, realizei essa retrospectiva com dois times e foi muito proveitoso. Na parte do reconhecimento eu imprimi estrelinhas que foram distribuídas para a pessoa que era reconhecida, foi um sucesso rs

  2. Olá Aline,
    Obrigado pelo comentário, que ótimo que deu certo.

    Vou experimentar imprimir as estrelas, achei muito boa a iniciativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *