Fazendo Retrospectiva Ágil em Casa

Quando entrei no mundo Agile de desenvolvimento de software, fiquei um pouco perdido com os conceitos, mas rapidamente comecei a absorver a essência e entender que podemos trazer algumas praticas para o cotidiano, que nossa rotina nada mais é do que um “Processo”, ou seja é possível mudar sua rotina.

Um dos métodos que apliquei em casa foi à realização de uma retrospectiva. O cenário, é que estava com uma adolescente em casa e a comunicação estava ineficiente, gerando conflitos e aumentando da distancia.

Um dia de saco cheio cheguei em casa, chamei a família na mesa e executei os passos de uma retrospectiva:

  1. Diretiva primaria: Estamos precisando melhorar nosso lar, e sabemos que todos tem feito o seu melhor para a convivência e bem estar da família, dado o que sabiam e o que tinham em mente como sendo o melhor para todos e para si.
  2. Energizei com uma brincadeira de descontração e elogios.
  3. Coletando dados, aonde usei a dinâmica básica  (Melhorar),  (Gostei do que aconteceu). O Engraçado que ao decorrer da dinâmica as coisas foram aparecendo e até a minha filha de 4 anos (na época) inventou de participar e sendo muito assertiva.
  4. Dialogamos sobre o que saiu na coleta de dados e geramos ações
  5. Financiando com agradecimentos e expectativas.

Resultado, alinhamos algumas expectativas entre pessoas, casa mais alegre e organizada, família melhor.

Bom lembrando disso acho que minha falha é de não fazer mais retrospectivas em casa, por que será? Acho que é uma boa oportunidade para voltar a fazer e criar cadencias, senão, como vamos saber se estamos melhorando.

Conte sua história também e se possível faça retrospectiva em casa, em sua vida entre amigos. Tente saber a verdade para poder agir antes de perder as coisas preciosas da vida.

Abraços,
Samuel Moro Bergamo Cavalcante.

2 thoughts on “Fazendo Retrospectiva Ágil em Casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *