Retrospectiva 4 Fs – Fazer, Fazendo, Fizemos e Felicidade | Retrospectiva Ágil

Recentemente estava pensando como fazer o time pensar no processo e pensar em como o time tem trabalhado durante o desenvolvimento do projeto. Já fiz atividades divertidas para isso no post O que construímos e como construímos, porém não queria repetir, cheguei ao resultado de montar mais uma retrospectiva, ou adapta-la, não sei se existe igual.

A retrospectiva dos 4 Fs (Fazer, Fazendo, Fizemos e Felicidade).

Nessa retrospectiva eu busquei trazer formas de ajudar as pessoas a pensarem de forma diferente sobre os assuntos que lidamos todos os dias na empresa, e o quanto estão felizes com esses assuntos. Para isso segui modelo de quadro “Kanban”, segue imagem do quadro montado:

Quadro Retrospectiva 4 Fs

A retrospectiva:

  • ToDo  – O que podemos Fazer para melhorar o nosso …
  • WIP    – O que estamos Fazendo para Melhorar o nosso …
  • Done  – O que Fizemos para melhorar o nosso …
  • 🙂 😐 🙁  – O quão feliz esta com …

Os ‘…’ significa as linhas, podendo ser: Processos, Time, Produto, Cliente, empresa, Você Mesmo.

Monte o quadro e explique as pessoas o significado de cada coluna e linha, peça a elas que pensem e escreva em post-its colando no quadro. Lembre de contextualizar a Retrospectiva, na nossa a ultima iteração e as mudanças ocorridas.

Obs. No experimento que fiz, “apesar de algumas observações de dificuldades para pensar no que escrever”, o resultado foi interessante, fazia tempo que não via tanta informação em uma retro.

Segue imagem:

Resultado Retrospectiva 4Fs

Após colocarem os post-its, o facilitador, você, pode começar tema por tema indo de preferencia da Felicidade (Satisfação), indo para Done, depois WIP, por fim o ToDo, para cada tema linha que colocou no quadro. Observando um pouco mais o ToDo, já são ações para serem validadas dentro do time.

No experimento, realizado, a minha percepção foi:

  • A retrospectiva precisa de um tempo razoável, por volta de 2 horas.
  • As pessoas sentiram falta de ter aonde colocar coisas “não tão boas” (falei para elas colocarem em feito ou fazendo). PS. acho que falhei na explicação.
  • Esse modelo resultou em pensamentos diferentes, percepções diferentes sobre o mesmo tema.
  • As pessoas pensam em soluções para os possíveis problemas, ao invés de pensar em problemas.
  • Foi a retrospectiva que gerou mais ações até hoje no time, logo tivemos que trabalhar para definir a prioridade para o time.

Em suma atingimos os objetivos ao executar essa retrospectiva. Caso experimente deixe um comentário sobre como foi.

Lembrando minha fonte de inspiração: http://www.funretrospectives.com/

Compartilhando um experimento: estou montando um roteiro para a retrospectivas, seguindo as dicas do Paulo Caroli (Contextualizar, Diretiva Primária, “Energizar”, Check-in, Prato Principal (coleta de dados), Decidir o que fazer e Fechamento), isso tem me ajudado a melhorar as atividades e pensar em coisas novas, e também a me organizar antes delas, pensando no que o time esta precisando e quais técnicas trarão os temas que precisam ser discutidos. Se quiser mando os roteiros que fiz deixa um comentário.

 

2 thoughts on “Retrospectiva 4 Fs – Fazer, Fazendo, Fizemos e Felicidade | Retrospectiva Ágil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *