Os 3 Ls (LIKED, LEARNED, LACKED) | Retrospectiva

Continuando a serie de posts sobre retrospectivas, hoje vou falar sobre a Retrospectiva dos 3Ls LIKED (gostei), LEARNED (aprendi) e LACKED (faltou).

Recapitular o que concluiu-se sobre retrospectiva no post “Retrospectivas em times de desenvolvimento de software”. Que Retrospectiva é o ato de reunir o time para refletir como esta o desenvolvimento do Time, do produto, do processo de produção, dentre outros. A necessidade de refletir é confirmada nos Princípios por trás do manifesto ágil (2013) “Em intervalos regulares, o time reflete em como ficar mais efetivo, então, se ajustam e otimizam seu comportamento de acordo.”

A retrospectiva dos 3 Ls foi a primeira que usei, é uma atividade simples e eficiente.

Materiais:

  • Quadro branco ou Flip Chart.
  • Post-it – mínimo 2 cores.
  • Canetas.

Realizando a atividade

1 – Escrever a dinâmica no quadro, segue exemplo:

Foto de Samuel Cavalcante
Foto de Samuel Cavalcante

Observação: analise seu time e caso acredite interessante escreva em português

2 – Explicar o significado de cada item, fazendo alguns exemplos de post-its e colando no quadro, embaixo da escrita:

  • LIKED (Gostei) – coisas que você realmente gostou (exemplos: Nova tecnologia no desenvolvimento; a presença do cliente na ultima Review; o comprometimento do time).
  • Learned (Aprendeu) – coisas que você aprendeu (exemplos: Diárias; Repensar a forma de escrever os meus PBI’s; Comunicação; Hibernate + JPA.)
  • Lacked (Faltava) – as coisas que não ocorreram ou que sentiu falta (exemplos: Pareamento; Burndown atualizado diariamente antes da diária; Planejamento).

3 – Depois de explicado os membros do time vão escrevendo nos post-its e colando no quadro, é importante relembrar as pessoas do foco da retrospectiva, sendo normalmente a analise da ultima Sprint ou Iteração, ou seja, as pessoas escrevem sobre o que estão sentindo ou percebendo sobre: o processo, as tecnologias, o time, mim, produto. Sendo relacionados a ultima Sprint.

O Scrum Master ou Facilitado, deve estar atento a tudo e também pode escrever post-its e colar no quadro. Só não escreve as pessoas que não fazem parte do time, alias estas nem deveriam participar da retrospectiva, pois é uma coisa de time.

4 – Logo todos tenham interagido, o Facilitador ou Scrum Master parte para a leitura dos post-its e solicita a explicação do que esta escrito. (aqui cabe lembrar de Time-boxed, então o Facilitador deve prestar muita atenção para saber a hora de encerrar uma discussão).

5 – Ao decorrer das discussões será possível observar que existem itens passiveis de ações, então ao final o Facilitador em parceria com o time, analisam os pontos mais críticos e definem as ações de melhoria para a próxima Sprint ou Iteração.

Exemplo de ações:

  • Atualizar Burndown antes da reunião diária (estava em Faltou);
  • Melhorar o foco na Planning Técnica (estava em Faltou).
  • Usar o Hibernate (estava em Aprendizado);

Feito agora é só ajudar o time a realizar as ações propostas. Obs. Tudo tem que ser definido pelo time, o facilitador não manda nem impõe nada, ele ajuda as pessoas a chegarem ao objetivo. O facilitador deve lembrar de agradecer o time pelo esforço realizado.

Fontes:

http://www.funretrospectives.com/the-3-ls-liked-learned-lacked/

http://www.funretrospectives.com/happiness-radar-3-ls-dot-voting/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *