III Escola Regional de Informática MS – versão ERI Corumbá

topo

O III ERI MS ocorreu nos dias 23, 24 e 25 de maio de 2012, o evento foi muito bacana. Participei como palestrante no dia 23 e como ministrante de um mini curso de Arduino no dia 24.

No 1° dia teve uma apresentação sobre liga de titânio, uma tecnologia nova que esta chegando no Brasil e serve como base para estudos da robótica para substituição membros do corpo humano. Fiz uma palestra sobre o Mercado de Trabalho TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). Onde falei sobre as opções de mercado para os futuros profissionais, o que cada profissão de TIC faz no mercado, quais são os salários mais aplicados no Estado de MS, aonde estudar (SENAC/MS e outras escolas) e o que pensar para planejar o futuro profissional. Segue link para download da apresentação – PPT.

No inicio da noite do 1° dia de evento ocorreu a abertura logo o Mauricio Alegretti @malegretti fez uma palestra excelente sobre desenvolvimento Kinect, ele falou da evolução dos Games, como surgiu a idéia do Kinect, como o Kinect funciona e os primeiros passos para programar para Kinect.

Uma das melhores coisas no primeiro dia, foi comer num restaurante muito bom de Corumbá, Vila Bela, nossa, o Pintado a Urucum estava muito bom.

No 2° de evento ocorreram vários mini cursos, dentre eles o de Android ministrado no SENAC de Corumbá com os facilitadores Jeffmor e João Bosco. Outro mini curso foi o de Arduino, esse foi eu quem ministrou. O mais legal do mini curso foi quando perguntei, pessoal, quem já ouviu falar de Arduino? E no meio de 23 pessoas 2 levantaram a mão… isso abriu um leque de possibilidades para explorar o assunto. No mini curso que contou com o Apoio fundamental da UCDB pela pessoa do Alexsandro, que disponibilizou os kits de Arduino para fazermos as experiências.

No mini curso de Arduino a galera deu os primeiros passo até mover um motor de passo unipolar. Se eles entenderam alguma coisa eu não sei, mas sei que o pessoal ficou empolgado com a tecnologia.

Os materiais do mini curso de Arduino estão disponíveis aqui.

No mini curso de Android o Pessoal desenvolveu o TakaPorva, muito bacana.

Bom aconteceram outras coisas no evento, mas vou parar por aqui, qualquer coisa manda um e-mail ai que eu respondo.

Abraços.

Samuel Cavalcante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *